Namoro é assunto sério. Em minha prática cristã nunca vi um inimigo tão ferrenho do jovem cristão quanto o namoro. A maioria dos jovens que conheci que abandonaram o Caminho foi por motivos direta ou indiretamente relacionados ao namoro. Vi de tudo: menino galinha, menina galinha, jugo desigual, jugo desigual entre crentes, sexo antes do casamento, mortes, traições, a lista de tragédias é imensa. Mas, por que, tantas coisas ruins relacionadas ao namoro? O que a Bíblia fala a respeito de namoro? Abra sua bíblia aí no texto chave do namoro. Quem sabe qual é? Aí é que está o problema, NÃO HÁ UM TEXTO BÍBLICO ESPECÍFICO PARA O NAMORO, NA VERDADE NÃO HÁ A PALAVRA NAMORO NA BÍBLIA INTEIRA.

Namoro é como o DNA. Existe a palavra DNA na Bíblia? Não. Quer dizer que não existia DNA nas pessoas que são relatadas na Bíblia? Claro que não. Mas não existe isoladamente, até porque DNA por si só não tem utilidade. O DNA É A SEMENTE DA VIDA!!!! O DNA só tem utilidade se relacionado à vida. Não há a palavra DNA na Bíblia, mas há a vida, e a vida é feita de DNA, não há vida sem DNA. O DNA é o código genético de um ser vivo. É no DNA que estão contidas todas as informações relacionadas ao homem. O DNA determina as características físicas de alguém: sua altura, sua cor de pele, seus olhos, a textura do seu cabelo, seus traços, suscetibilidade a algumas doenças. O DNA não existe sem a vida. Estas informações são herdadas em conjunto, 50% do pai e 50% da mãe. É uma fita dupla, com 23 cromossomos em cada uma delas, 23 herdados da mãe e 23 herdados do pai. 

Esta junção da parte feminina com a parte masculina com a parte masculina para formar uma coisa só nos faz pensar no namoro. Muitos pensam que uma família começa no casamento. Isto é um engano. Uma família nasce no casamento, mas é concebida no namoro. É no namoro que as características fundamentais do casamento são definidas. O namoro é fundamental para a definição de características importantes do casamento. 

Mas chegamos a uma conclusão: Não dá para falar de DNA sem falar de vida, como não dá para falar de namoro sem falar de casamento. No DNA está um pedaço da vida. No namoro deve estar um pedaço do casamento. Por isso, a Bíblia fala tanto de casamento e nada de namoro!!!

O DNA direciona a vida. O namoro direciona o casamento. O namoro é como um carro, da mesma forma que pode te levar a uma linda viagem pode te matar. Tudo vai depender da direção que se segue.

DNA – Direções para Namoros Abençoados

1. SEJA HOMEM/MULHER.

Namoro não é coisa para criança. A Bíblia fala: deixará o HOMEM (Varão) o seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher (Gn 2.24). A primeira referência sobre namoro acontece já no segundo capítulo da Bíblia. Mas diz que é coisa para homem/mulher. 

Chega a ser chocante e deprimente ver para que rumo as coisas tem caminhado. A média de idade para o primeiro beijo, no Brasil, é em torno de 12 anos. A média de idade do primeiro namoro vem logo a seguir, junto, na maioria das vezes, com a primeira relação sexual.

Estes são fenômenos atribuídos à adolescência. Mas aí vem outro termo inexistente na Palavra. Na Bíblia não existe o termo adolescente. Na verdade, adolescência é uma fase em que as pessoas tentar fazer coisas de adulto sem assumir as responsabilidades de um adulto. A adolescência é, geralmente, a fase da rebeldia, a fase de experimentar, a fase de ficar, de namorar, de curtir sem RESPONSABILIDADE. 

A Bíblia não faz esta distinção. Na Bíblia há a criança e o adulto. A criança é aquela que não pode fazer uma série de coisas pois não pode arcar com suas responsabilidades. O adulto deve assumir responsabilidades. Como você não entraria em um carro que uma criança vai dirigir, você não pode achar que uma criança namorar é algo que vai dar certo.

Mas o que define um Homem? Barba? Voz grossa?

• Capacidade de cuidar (liderar) espiritualmente.
• Capacidade de cuidar fisicamente (dar a vida pela mulher).
• Capacidade de cuidar economicamente (ter um ofício).
• Mas o que define uma Mulher?
• Capacidade de cuidar de um lar.
• Capacidade de ser liderada.
• Capacidade de educar filhos.
• Isaque tinha 40 anos quando começou a namorar com Rebeca, era homem!!

NAMORO NÃO É COISA DE CRIANÇA E ADOLESCÊNCIA NÃO EXISTE PARA DEUS!!

2. TENHA A BENÇÃO DE PAIS E LÍDERES

Ninguém quer mais o seu bem do que os seus pais, seus pastores e seus líderes. Isaque tinha a benção de seu pai. Sansão não tinha a benção do seu. Antes de começar a conversar com alguém converse com seus pais, seus pastores e seus líderes, Na multidão de conselhos há a sabedoria. A benção dos pais é uma placa importante para saber se está indo na direção correta.

3. COMPATIBILIDADE
A questão do jugo desigual, da incompatibilidade é fundamental. Isaque foi a semente abençoada porque foi buscar alguém compatível.

3.1) Compatibilidade espiritual. (Luz e trevas não combinam. NÃO DÁ CERTO!! TERMINA ESSE NAMORO! FALA UM QUE DEU CERTO QUE EU TE FALO MIL QUE NÃO DERAM. Lindemberg e Eloá.)

3.2) Compatibilidade intelectual.

3.3) Compatibilidade de idade.

4. ORAÇÃO
A oração não está em 4° porque deve acontecer depois dos outros 3. A oração deve acontecer desde o primeiro passo. Devemos ORAR PARA ENCONTRAR (Eliezer) e ORAR DEPOIS DE ENCONTRAR. É importante, essencial, que haja um tempo de oração antes de qualquer namoro se iniciar.

Não acho que existe uma pessoa certa para cada um. Não acho que Deus já predestinou alguém para você. Se fosse assim, se um errasse ferrava tudo. Mas é importante ter um tempo onde as emoções são colocadas de lado, o físico é deixado de lado, e procura-se ouvir a voz de Deus e suas orientações.

Neste período de oração deve-se VIGIAR E ORAR! Observar comportamento, compromisso, conduta, entre outras coisas. Observe o modo que ele (a) trata a mãe e o pai.

5. PROPÓSITO – PRA QUE NAMORAR? 

5.1) Casar
Não existe namoro sem casamento. Namoro por si só, como relacionamento dissociado do casamento é do diabo!!! Não há nada de Deus em um namoro que não tem o objetivo do casamento. Namoro só existe como a gestação do casamento!

Namoro recreativo foi a maior das invenções do diabo dos últimos séculos, e como tem matado, roubado e destruído vidas. Fuja disso!!

5.2) Parecer com Jesus – Rm 8.28-30
O propósito da vida é este. Esta é a passagem mais importante sobre namoro e casamento. Se o namoro não te fizer mais parecido com Jesus NÃO TEM PROPÓSITO! O namoro tem que ser um espaço para desenvolver características similares às de Jesus. No namoro aprende-se a AMAR como Cristo e a entregar-se como Cristo. Se a namorada não ficar mais parecida com Jesus ao conviver com o namorado NÃO FAZ SENTIDO. E NADA É TÃO difícil quanto parecer com Jesus no relacionamento conjugal! O namoro tem que ser parte da sua transformação NAQUILO QUE VOCÊ PRECISA SER! No namoro importa se tornar o que o outro precisa que sejamos. Um homem que pode amar verdadeiramente uma mulher atingiu um patamar elevado no Reino, por isso Jesus se compara a um noivo. Você precisa ser um homem/mulher de Deus para a pessoa que mais vai conhecer você. O namoro nos faz ver que não somos tão espirituais quanto achamos que somos, É A HORA E O LUGAR DE NOS TRATARMOS!!

O relacionamento namorado/casado testa o calibre do nosso caráter. É uma necessidade de graça constante. Sua namorada se transformará naquilo em que você a transformar. A motivação para namorar não deve ser gostar de uma garota (a), deve ser estar disposto a dar a vida por esta pessoa. Isto é ser como Jesus. NAMORO NÃO É PARA SATISFAZER NECESSIDADES, É PARA TE TESTAR E CONFORMAR VOCÊ À IMAGEM DE CRISTO! NAMORO É UM ESPAÇO PARA MELHORAR. Namorar é aprender a abrir mão.

** Não namorar sozinho

** Não ter o deus ventre

5.3) Levar o namorado/namorada para o céu – Salvar – Ef. 5.25
Namoro é para santificar o outro e apresenta-lo sem mancha diante de Deus, santa e inculpável. Como apresentar a esposa sem mancha se você já manchou ela toda durante o namoro? Namoro/Casamento é para fazer de tudo para levar a pessoa para o céu! Eu prometo fazer de tudo, entregar a minha vida, pra te levar para o céu!

Jonatas Leônio
izeppe.leonio@gmail.com

Comentários

Comentários

Comentários

Comentários

© Copyright - JesusCopy