
01/ EMOÇÃO
Seja muito honesto com você mesmo, você tem prazer em ler a Bíblia? Sinceramente, não tem ninguém te julgando, você pode ser verdadeiro. Você lê a Bíblia com prazer ou é uma obrigação religiosa para você? Quando você está lendo a Bíblia vem em sua mente outras atividades para você fazer? Assistir TV, fazer algum esporte, entrar na internet, etc?
Este é o dilema que a maioria das pessoas vivem. “Eu sei que eu preciso ler a Palavra de Deus, mas eu não tenho vontade”.
Nós não temos emoção com a Palavra de Deus porque gastamos todo nosso reservatório em outras coisas. Isso mesmo, nós temos uma quantia de emoção disponível. É como se nós tivéssemos um tanque de emoção, quando assistimos um jogo de futebol gastamos uma quantia, ao entrarmos no facebook e vermos a pessoa “amada” gastamos mais uma quantidade. No final da noite, ao pegarmos nossa Bíblia, que não tem figuras, que não tem vídeos, que não tem trilha sonora e ainda por cima, estamos com o tanque de emoções vazio, com certeza será desinteressante.
Qual a estratégia que eu usei. Decidi fazer uma desintoxicação. Jejum de Televisão, internet e jogos por 40 dias. Topa? Você vai guardar suas emoções para o que realmente é emocionante, DEUS.
Utilize todo o tempo livre que você tiver para Ele, leia livros que fale dEle, assista pregações, ouça hinos, mas o principal de TUDO, leia a Bíblia por você mesmo e ore muito.
01/ PASSO – Jejum de entretenimento. Guardar suas emoções para as coisas de Deus.
02/ SUAS CONCLUSÕES
O que você sabe sobre Deus, Jesus, Espirito Santo, Igreja, Salvação, você aprendeu com quem? De um tempo para cá eu comecei a perceber que várias das minhas convicções não eram minhas, mas dos meus líderes. Foi ai que eu comecei uma “jornada” em tirar as minhas conclusões.
Você confia que o Espírito Santo pode te guiar em toda a verdade (Jo 16:13)? A Bíblia é o único livro que nós podemos ler com o AUTOR nos explicando ela. Deus é o maior interessado em você entender cada virgula do livro dEle.
Minha estratégia foi a seguinte: Comprei uma bíblia nova, sem nenhum comentário, apenas o texto bíblico, pois lembre-se, você vai tirar suas próprias conclusões.
Peguei uma em um tamanho médio, pequena o suficiente para eu poder carregar para todo lugar, mas grande o suficiente para eu fazer anotações nela. No meu caso coloquei a capa do JesusCopy® (Rsss). Comecei a levar ela para todos os lugares. Ela passou a ser mais importante que o meu celular.
Sempre levo comigo uma caneta e um marca texto, para eu poder destacar as partes que mais mexem comigo e fazer anotações daquilo que Deus está ministrando ao meu coração.
Tente ser o mais neutro o possível. É impossível ser totalmente neutro, mas procure deixar de lado as ideias que você aprendeu e leia como se fosse a primeira vez que você estivesse em contato com a Bíblia. Veja o que ela realmente diz sobre cada assunto. Deus vai falar poderosamente com você, se prepare!
02/ PASSO – Arrume uma Bíblia sem comentários, uma caneta, um marca texto e comece a tirar suas próprias conclusões sobre a Palavra de Deus.
03/ MEDITE
Vi uma frase que dizia o seguinte: “Ler a Bíblia sem meditar é como comer sem engolir”. O objetivo não é ler a Bíblia disparadamente, apenas para dizer que leu “bastante” da Bíblia. Nosso intuito é realmente entender o que a Palavra de Deus está dizendo sobre cada assunto.
Por isso, preste atenção em cada frase, cada colocação, cada detalhe e principalmente cada ordem. Não se conforme em não entender uma parte, leia, releia, trileia (acho que isso não existe, mas você entendeu).
Em Mateus 13, depois de contar várias Parábolas, os dicípulos perguntam a Jesus: “Por que lhes falas por parábolas?” (Mt 13:10). A resposta de Jesus é chocante. “Por isso lhes falo por parábolas; porque vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.” (Mt 13:13)
Basicamente Jesus disser: “Eu falo por parábolas para eles não entenderem”. O que? Como assim? Jesus não queria que eles entendessem? Calma! rss.
Jesus usava um método muito interessante para filtrar as pessoas. Sempre havia uma multidão o seguindo e ele precisava saber quem eram os interessados de verdade no meio daquela multidão, por isso ele contava estórias, parábolas, pois no final, os interessados de verdade chegavam perto dele e perguntavam: “Mestre, explica-nos aquela parábola”. Enquanto o “resto” da multidão ia para casa, feliz de ter visto um paralítico andar.
Deus está atrás daqueles que querem ir mais fundo, saber mais. A Bíblia é como uma parábola, ela não é tão clara em alguns momentos, o que Deus quer saber é: “Onde estão os famintos por conhecimento? Onde estão aquelas que vão chegar mais perto do Espirito Santo e perguntar: Mestre, nos explica esta passagem”.
03/ PASSO – Não apenas leia, mas medite. Se não entender, pergunte para o Espirito Santo.
04/ SEJA, NÃO APENAS CONHEÇA
Um tempo atrás eu fiquei muito incomodado comigo mesmo. Eu percebi que eu conheço bastante da Bíblia, mas eu sou pouco o que a Bíblia manda eu ser.
Nosso maior desafio é SER a Bíblia, não apenas CONHECE-la. Perceba que João diz que “Jesus era a Palavra em forma de homem” (Jo 1:14). O mestre conhecia a Palavra de Deus, mas não apenas isso, ele ERA a Palavra de Deus.
Minha ambição é que as pessoas possam ler a Bíblia na minha vida. Que meus amigos olhem para mim e vejam um HOMEM-BIBLIA, não porque eu conheço muitos textos, mas porque eu vivo muitos textos.
As vezes, lemos um texto bíblico e achamos lindo. Escrevemos no nosso facebook, no twitter, na capa do nosso caderno, mas será que vivemos o que está dizendo aquele versículo?
Quero lhe encorajar a fazer uma loucura. Tudo que você ler na Palavra de Deus você praticar. TOPA? Pegar cada mandamento e colocar em prática, não importa o quanto custe, sem pensar, LER E FAZER. É como Tiago diz: “Tornai-vos pois praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. (Tg 1:22)
04/ PASSO – Praticar tudo que a Palavra manda. Não apenas CONHECER, mas SER a Bíblia.
05/ COMPARTILHE
Existe um poder misterioso em compartilhar a Palavra de Deus. Uma das estratégias que uso para a Bíblia entrar no meu coração é compartilha-la com todos que eu consigo. Use todas as oportunidades que você tiver para dividir o que Deus tem falado com você. Cuidado, para não passar a imagem como: “Olhem, como eu sou mais espiritual do que vocês, EU LEIO MUITO A BIBLIA”. Mas compartilhe.
Deus me revela muitas coisas quando eu estou falando a Bíblia para alguém, é impressionante. Crie um blog, use o seu facebook, seu twitter, seu Tumblr, escreva artigos, pregue, componha uma música, não importa como, apenas compartilhe! Faça esta experiência.
05/ PASSO – Compartilhe o que Deus fala com você de todas as maneiras que você encontrar.